Sabe-se, hoje, que este grupo consiste de inúmeros e diferentes filos unicelulares que, juntamente com a maioria dos filos das algas, são colocados no Reino Protista. Alguns destes grupos protozoários estão relacionados entre si; alguns provavelmente evoluíram independentemente, a partir de ancestrais eucarióticos remotos, e outros são membros de diversos grupos de algas.
Os protozoários exibem todos os tipos de simetria, uma extensa gama de complexidade estrutural e adaptação para todos os tipos de condições ambientais.
A maioria dos protozoários habita o mar ou a água doce, mas existem espécies parasitas, comensais e mutualística.
Em contraste com os metazoários, a complexidade nos protozoários processou-se através do desenvolvimento e da especialização das organelas ou das estruturas do esqueleto. Embora um protozoário seja uma única célula, ele também é um organismo completo.
A digestão ocorre intracelularmente, dentro de um vacúolo digestivo; o alimento alcança o vacúolo através de um citóstoma ou por engolfamento.
O excesso de água é usualmente eliminado através de um vacúolo contrátil.
A maioria dos membros dos filos de protozoários é distinguível, em parte, pelo tipo de organelas locomotoras: flagelos, pseudópodos ou cílios.
A reprodução por fissão ocorre em algum ponto do curso de sua vida, em quase todos os protozoários. A meiose, a formação de gametas e a fertilização foram observadas em muitas espécies, mas a natureza destes eventos e a sua ocorrência no ciclo de vida do organismo é altamente variável. O encistamento é comum.
Filo Mastigophora: Um a muitos flagelos presentes. Reprodução assexuada por fissão binária, aproximadamente simetrogênica. Autótrofos ou heterotrófos ou ambos.
Filo Sarcodina: Protozoários com pseudópodos como organelas locomotoras e de captura de alimento; flagelos, quando presentes, apenas nos estágios de desenvolvimento. Pequeno desenvolvimento de organelas corticais. Esqueletos de variadas formas e composição característica de alguns grupos;
Filo Apicomplexa ou Sporozoa : Providos de complexo apical em algum estágio. Esporos usualmente presentes porém sem filamentos polares. Todas as espécies são parasitas. Ex a seguir Plasmodium, causador da malária:
Filo Ciliophora: Possuem Cílios para locomoção, compreendem o maior filo dos protozoários:
Fonte: Zoologia dos Invertebados, ROBERT D. BARNES 4 ed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário